11 fevereiro 2018

Responsabilidade Afetiva

Deixa eu falar agora sobre responsabilidade afetiva.
Você sabe o que significa? Você tem?
Veja só: se você conhece alguém, independente da sua intenção, deixe claro desde o início o que você pode e o que você não pode oferecer.
Responsabilidade afetiva é sobre tratar os sentimentos da forma que eles devem ser tratados: com seriedade, respeito e empatia.
Você sabe o que é empatia? Empatia é se colocar no lugar do outro, é sentir a dor do outro antes mesmo que ela chegue até você.
Bom, voltando sobre a responsabilidade afetiva, posso dar milhares de exemplos, mas é mais fácil colocar você na linha de fogo (as pessoas só entendem quando acontecem com elas).
Você conhece uma mulher/homem, ela não corresponde suas expectativas mas você decide ficar assim mesmo, às vezes porque é bonita ou porque você está carente, ou porque você simplesmente quis continuar ficando pra ver até onde vai esse lance. Não importa o motivo, mas é sua responsabilidade ser transparente desde o início, sem cultivar expectativas na outra pessoa, sem fazer promessas que não irá ou não poderá cumprir, sem levar a pessoa ao céu por uma noite e depois joga-la num inferno de mensagens ignoradas só porque você não "tá afim."
Esteja afim sim! Mas afim de ser inteiro! O mundo já está cheio de metades, então seja inteiro. Seja responsável, seja dono de seus atos e assuma o sentimento que você cativou em outra pessoa.
É só uma transa? Deixe que claro que é só uma transa.
Tá rolando sentimento? Deixe claro quais sentimentos estão rolando.
Não foi legal? Deixe claro que não vai rolar de novo.
Ter vários contatinhos esperando seu ego querer ser massageado não é legal, não é bonito, não é humano de sua parte.
Na verdade, você pode ter mil contatinhos, desde que cada um deles saibam exatamente o que devem ou não esperar de você, desde que você não use da carência do outro para satisfazer seu sexo, seu ego ou seu narcisismo.
Responsabilidade afetiva é cuidar dos próprios sentimentos e dos sentimentos de quem chegou na sua vida. Não abra as portas para que alguém chegue querendo fazer morada onde não tem sequer um sofá de canto para descansar.
Você entendeu o que eu quis dizer? Seja responsável! Seja responsável com o sentimento que você cativa no coração do seu semelhante.
Corações não foram feitos para serem quebrados, pessoas não são descartáveis, beleza não supre carência afetiva, e sexo casual só é bom quando os dois querem. Não finja estar apaixonado só porque quer transar, seja claro sobre suas intenções e vontades.
Responsabilidade afetiva não é namorar e casar com o primeiro que se apaixona por você, responsabilidade afetiva é ser totalmente claro e transparente sempre! Sem ilusões, sem promessas, sem expectativas, sem deixar nas entrelinhas, sem fazer joguinhos de conquista.
Você consegue ser responsável? Não é tão difícil assim.

Helena Ferreira

Arquivo Pessoal: Eu e o namorado.

Nenhum comentário: